segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Hardware e software

Dispositivos de Entrada
Os dispositivos de entrada permitem a comunicação no sentido do utilizador para o computador através dos quais o utilizador pode controlar ou mesmo interagir com a execução de aplicações multimédia.

 

 
Dispositivos de Saída
Os dispositivos de saída permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador.


 

Dispositivos de Entrada/Saída
Os dispositivos de entrada/saída permitem a comunicação em ambos os sentidos do computador para o utilizador e vice-versa.



 
Dispositivos de armazenamento
Os dispositivos de armazenamento permitem guardar dados de forma permanente ou semi-permanente. Estes dispositivos, de acordo com a tecnologia utilizada na leitura e escrita dos seus dados, podem ser classificados em: Magnéticos, Semicondutores e Ópticos.

 

SOFTWARE
      O software e á parte lógica do computador, ou seja os programas, e é o software que permite o funcionamento do hardware. De seguida, são apresentados os diversos tipos de software, encontrando-se subdivididos em: software de captura, software de edição e software de reprodução.

      O software de captura, de edição e de reprodução

      Tomemos o exemplo de software ligado ao “som” para distinguir, de maneira sucinta, as diferenças entre os três tipos de software e exemplos do mesmo.

      Existe variados tipos de software para trabalhar com som e que podem efectuar variadas operações, como por exemplo: operações de captura, de reprodução, de edição, conversão de formatos e gravação em suporte óptico.
      Como o sentido das próprias palavras “software de captura” sugere, para realizar a captura de som é necessário ter um software de captura ligado à placa de som e ao microfone (hardware). No entanto, a captura também pode ser realizada através da utilização de software MIDI (do inglês, Musical Instrument Digital Interface), permitindo a ligação de outro tipo de hardware, como teclados musicais e outros instrumentos digitais.
      Quanto ao software relativo à edição do som, existem diversos tipos de programas que permitem a edição (após captura, por exemplo) de som/áudio.
      Para efectuar a reprodução de som é necessário ter um software de reprodução ligado à placa de som e às colunas. Exemplos de software:
  • Gravador de áudio (software de captura);
  • 3D MP3 Sound Recorder (software de captura);
  • Windows Media Player (software de reprodução);
  • RealPlayer (software de reprodução);
  • Sony Sound Forge (software de edição);
  • Audioblast (software de edição);
  • Cool Edit Pro (software de edição);
  • Sonar Producer Edition (software de edição).

Fonte: Francisco Cubal, Aplicações Informaticas B, Ano lectivo 2010/1 - Conceitos Básicos de Multimédia www.resumos.tk

0 comentários: