segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Formatos de imagem

       Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em duas categorias: programas bitmap (imagem, são baseados num mapa de bits) e programas vectoriais (gráfico ou desenho, são baseados em fórmulas matemáticas.)

       Imagens BITMAP: BMP, GIF, JPEG, PCX, PDF, PNG, TIFF
       Imagens VECTORIAIS: SVG, SXG, PS, CDR, WFM

       As imagens criadas com programas vectoriais, ou de desenho baseiam-se em fórmulas matemáticas e não em coordenadas píxeis, os elementos contidos em desenhos vectoriais podem ser facilmente deslocados e redimensionados. Quando se trabalha com um programa vectorial, não se mexe na resolução da imagem, a qualidade de uma imagem vectorial não é baseada na resolução da imagem (ppi) mas na resolução do dispositivo de saída (dpi). Estes geram ficheiros mais pequenos, mas para se obter uma imagem com uma boa resolução de impressão, basta ter uma impressora de alta resolução e criar uma imagem num programa vectorial.
       O Adobe Illustrator, OCorelDRAM, o Macromedia Freehand e o AutoCad são programas que criam e manipulam imagens em formato vectorial. Para se reproduzir uma imagem vectorial num monitor ou numa impressora é utilizada uma operação designada por rendering (é uma operação que permite transformar os dados gráficos em dados de imagem).


Fonte: Aplicações Informáticas B - 12.º Ano, Porto Editora, de Dalila Fonseca, Deolinda Pacheco, Fernando Marques, Ricardo Soares

0 comentários: