segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Modelo RGB / CMYK / HTML

Modelo RGB

O modelo RGB é um modelo aditivo de cores, baseado três cores, vermelho, verde e azul. É um sistema aditivo de cores, utilizado quando lidamos com projecções de luz, como no caso de monitores ou de datashows, em contraposição ao sistema subtractivo, CMYK, utilizado quando estamos a falar de impressões.
A profundidade de cor das imagens varia com o número de cores presentes na imagem, definindo-se, quando a profundidade de cada píxel de cor é definido a 24 bits, que correspondem 8 bits ao vermelho, 8 bits ao verde e 8 bits ao azul.

Para testar os nossos conhecimentos sobre misturas de cores, a partir do vermelho, verde e azul: RGB basics – producing RGB colours.
 
Como exemplo temos a cor Branca (Vermelho – 255, Verde – 255 e Azul – 255) ou a cor Cinzenta (Vermelho – 128, Verde – 128 e Azul – 128).
 


As APLICAÇÕES DO MODELO RGB estão associados à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão.




Modelo CMYK

O MODELO CMYK é constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentado a cor preta. O Modelo CMY é um modelo subtractivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano, magenta e amarelo. A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo á mistura de cores.

Este modelo baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflecte parte do espectro de luz e absorve outros, é considerado um modelo subtractivo, porque as cores são criadas para redução de outras á luz que incide na superfície de um objecto.

As cores primárias do modelo CMYK são as cores secundárias do RBG e as cores primárias de RDB são as cores secundárias de CMY.

APLICAÇÕES: O modelo CMYK é utilizado na impressão em papel, empregando as cores do modelo CMY e a tinta preta (K) para realçar melhor os tons de preto e cinza.

Este modelo utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objectos absorvem certas cores e reflectem outras.





Modelo HTML

As cores presentes em páginas web utilizam normalmente o modelo RGB. Inicialmente os monitores apresentavam uma paleta de 256 cores RBG, pois com o aparecimento de monitores e placas gráficas que proporcionam uma profundidade de 24 bits, o uso de 16,7 milhões de cores não traz problemas para qualquer computador que consiga processar este número de cores.
No entanto existem outros dispositivos que permitem visualizar documentos em HTLM, mas cuja capacidade cromática é ainda limitada, é o caso dos telemóveis.
Para o desenvolvimento de páginas web continua a ser recomendável utilizar um conjunto de 216 cores e não 256 que correspondam á paleta de cores seguras utilizadas para a web.
Estas 216 cores são consideradas cores seguras para a Web, porque é garantido que sejam correctamente visualizadas em todos os sistemas sem serem alteradas ou truncadas.




0 comentários: