segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Definição de multimédia

Tendo em conta a raiz etimológica da palavra “Multimédia” nota-se que este termo pode ser separado em duas partes: “Multi” e “Média”.
MULTI MÉDIA
  1. O vocábulo Multi é proveniente da palavra do latim multus, cujo significado pode ser traduzido pelas palavras: múltiplo ou numeroso.
  2. O vocábulo Média é o plural da palavra do latim médium, que significa meio.


Sendo assim, a definição mais acertada para Multimédia pode ser: uso diversificado de meios, entre o emissor e o receptor, para a divulgação da mensagem.
Citações relativas ao conceito de “Multimédia”:

“Multimédia Digital, ou simplesmente multimédia, define-se como a integração de até seis tipos de media num ambiente interactivo e colorido por computador.”
Fetterman & Grupta, 1993

“Multimédia é uma tecnologia interdisciplinar, orientada para as aplicações, que capitaliza na natureza multisensorial dos seres humanos e na capacidade de armazenamento, manipulação e transmissão de informação não-numérica dos computadores, tais como vídeo, gráficos e áudio complementada com informação numérica e textual.”
Minoli & Keinath, 1994

“Multimédia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio electrónico”
Vaughan, 1996
“Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio, pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de média estático (texto, gráficos ou imagens) e um tipo de média dinâmico (vídeo, áudio ou animação).”
Fluckiger, 1995 e Chapman & Chapman, 2000
“Multimédia não pode ser experimentada sem a tecnologia, pois é a tecnologia que cria a experiência – multimédia não se limita à mensagem, mas é igualmente uma função do meio, isto é, da tecnologia.”
Gonzalez, 2000

  
Podemos com isto concluir que a definição do conceito de multimédia teve, ao logo dos tempos, quatro fases a destacar:
  • 1993 (Fetterman & Grupta) – Dão especial ênfase à natureza multissensorial da multimédia. Segundo eles, esta restringe-se unicamente a aplicações que incluam interactividade, cor e experiências multissensoriais.
  • 1994 (Minoli & Keinath) – Definem multimédia como sendo uma tecnologia que capta a atenção dos utilizadores através de vídeos, gráficos, áudio e texto (informação não-numérica).
  • 1996 (Vaughan) – Inclui dispositivos não digitais na sua definição de multimédia, resumindo este conceito como: “Multimédia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio electrónico”.
  • 2000 (Chapman & Chapman) – Definição actual de Multimédia. O conceito consiste numa simulação controlada por computador em que esta inclua um tipo de media estático e um tipo de media dinâmico
Ficheiro:Ford Show 1987.jpg

Multimedia (multiimagem) para o anúncio do novo carro Ford 1988 em Agosto de 1987.


Fonte: Francisco Cubal, Aplicações Informaticas B, Ano lectivo 2010/1 - Conceitos Básicos de Multimédia www.resumos.tk

0 comentários: